ONLINE
1




Total de visitas: 4112
Carta circular 7/2015 Madre Geral
Carta circular 7/2015 Madre Geral

 

Circular 7/ 2015

21 de maio de 2015

 


Para cada Irmã, Associados e Amigos:
Re: Mudança da data para a transferência do corpo da Beata Maria Teresa, fundadora das Filhas da Cruz da antiga Casa Mãe para a Catedral de Liège.


Queridas Irmãs, Associados e Amigos,


Saudações amorosas do Generalato em Cheam.

 

Vocês vão estar ciente do nosso programa que nós passamos dois dias em Liège no final de semana, 17 e 18 de Maio de 2015, encontramos a Comissão de Liturgia e a Comissão para a transferência do corpo da Madre Maria Theresa da Capela da antiga Casa Mãe para a Catedral de Liège.


A Comissão esperava que o túmulo original na Casa Mãe poderia ser usado. O túmulo tem um tampo de mármore branco da Bélgica simbolizando a pureza da Beata Maria Theresa enquanto as manchas negras no mármore simboliza sua humanidade. O mármore preto da Itália, na forma de uma coroa, simboliza a Ressurreição e tem manchas brancas sobre ele, exibindo todo o universo cósmico. O artista e o arquiteto estavam convencidos de que o túmulo era verdadeiramente universal e cósmico e, portanto, mais adequado para a Catedral.


 Nosso Arquiteto, Sr. Dutilleux, preparou desenhos de contorno e uma apresentação de impacto visual da tumba original, como parece, na realidade, situado na capela de São José. A Comissão concordou com esta proposta, Ir. Fulvie e Sr. Dutilleux foram autorizados a obter a aprovação das diversas Comissões.

Existem vários comitês que precisavam concordar com esta proposta; O Comitê da Catedral, a Comissão para monumentos de Liège e a Comissão do Patrimonio e herança em Liège. A Catedral, que é um edifício histórico, é ajudado financeiramente por todos estes vários comitês, então temos que ter a sua aprovação.                                   .

O ex-reitor da Catedral, Decano Beauduin, um homem de vasta experiência e conhecimento que tinha prometido de nos ajudar com todas essas permissões, se aposentou em janeiro passado. O presente Decano, Pe. Wirs não está tão familiarizado com nosso projeto. Por todas estas razões complexas nossa apresentação foi recusada.


 Temos agora que apresentar um projeto diferente para o túmulo da Beata Maria Theresa. Ir. Fulvie pediu o artista e arquiteto para formular outra apresentação. Esta foi apresentada à Comissão de planejamento da Congregação para a aprovação segunda-feira passada. Sr. Dutilleux tem que fazer um modelo da presente proposta de apresentação. O arquiteto vai precisar de tempo para montar o modelo, a temporada de férias terá começado na Europa para eles, e, consequentemente, será setembro, antes de podermos apresentar a nova proposta. Se for aprovado, os materiais terão de ser encontrado e as pessoas terão de ser encontradas para montá-lo e encaixar com o cronograma. Fomos fortemente aconselhadas a rever a data em que combinamos a transladação do corpo da beata Maria Theresa em 2016.


Após uma longa discussão, tomamos a decisão de que irá atrasar a transladação do corpo da Madre Maria Theresa por um ano. Isto significa que a cerimônia vai agora ter lugar em 22 de Abril de 2017. O Bispo de Liège, Monsenhor Jean-Pierre Delville, foi informado; ele sente que é uma decisão sábia, dadas as circunstâncias, uma vez que estes processos são lentos. Ele colocou a nova data em sua agenda.


Percebemos que esta é uma grande decepção para todas as Irmãs, Associados e Amigos e acima de tudo para as escolas que estavam planejando para vir estar conosco em Liège no próximo ano. Esperamos que esta nova data não vai fazer muita diferença para o seus preparativos. Por favor, coloque a nova data em suas agendas e nós vamos ser capazes de recebê-lo em Liège para este grande evento na Congregação em 2017.


Isto tem consequências para a Congregação, porque em 2017 nós começamos a preparação para o nosso Capítulo Geral, mantendo Capítulos Provinciais. Estamos confiantes de que tudo pode ser acomodado por saber esta data em tempo útil e planejar o futuro.


O Conselho Geral e eu, em consulta com a Comissão para a transferência do corpo da Madre Maria Theresa, tomamos a decisão de que vamos proceder com a venda de Potay, o mais rápido possível e não deixar a casa vazia por mais um ano. Veja Circular: 2/2015.


Em nossa preparação para a grande festa de Pentecostes, por favor, rezem para a sabedoria do Espírito Santo estar com todas nós e para nos ajudar a realizar este evento muito especial que vai fazer a beata Maria Theresa acessível na cidade de Liège, a todas as suas Irmãs e Amigos da Congregação e os fiéis que vão rezar no túmulo dela no futuro.

Com muito amor e orações,

Ir. Kathleen, f.c.